terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dicas de etiquetas para visitar mamãe e bebê

Li este texto e achei muito legal!! Por isso estou compartilhando com vocês! Parece óbvio mas muitas pessoas cometem com frequência estas gafes!

Retirado do site da Renata Olah: www.renataolah.com.br




Dicas de etiqueta para visitar mãe e bebê




O pós-parto é um período agitado! Agitado para a mãe, pai e para o bebê, que ainda estão se conhecendo, se adaptando a nova rotina, se deparando com os primeiros desafios e tendo que lidar com o cansaço.



Por isso, mamães e papais… estabeleçam regras para visitas antes de seus bebês nascerem, e avisem suas famílias e amigos, para que todos estejam cientes e colaborem com a nova rotina. Isso evitará aborrecimentos desnecessários!



E você, que vai visitar alguma amiga/amigo que recentemente ganhou bebê (mas que não passou nenhuma orientação específica), leia essas dicas que eu, junto da Dra. Melania Amorim, a doula Gisele Leal preparamos!!!



Boa visita! =)



1 – Se a mãe desejar visitas na maternidade, aproveite esse momento para visitá-la, pois no hospital ela e o bebê estarão sob cuidados da equipe médica e o local terá estrutura suficiente para receber bem as visitas, o que pode não ser uma realidade na residência da gestante. Entretanto, no hospital, não visitem no primeiro dia!! Se o trabalho de parto foi longo e ela ficou a noite inteira sem dormir, ela precisará descansar. Caso você não faça a visita na maternidade, então ESPERE!!! Os primeiros dias pós-parto são desgastantes, e a mãe além de cansada certamente estará sentindo alguns desconfortos… Por isso segure a sua ansiedade, e em torno de 15 a 30 DIAS pós-parto ligue para combinar a sua visita. Após esse período a família estará mais organizada e calma para te receber.


2 – NUNCA, mas NUUUUUUNCA MESMO, chegue sem avisar (mesmo sendo mãe ou sogra da mulher). O pós-parto é um período em que a mãe deve se dedicar exclusivamente ao seu bebê e ao seu bem-estar. Por isso, se você aparecer do nada pode acabar encontrando uma mulher descabelada, desarrumada, às voltas com cuidados com o bebê ou então dormindo!!!



3 – SEMPRE ligue para combinar um horário e ligue imediatamente antes para confirmar se o momento é adequado. Casa com bebê novinho não tem horários fixos, e a sua visita deve ser o conveniente para mãe e bebê, e não para você. CHEGUE NO HORÁRIO COMBINADO, não se atrase nem se antecipe.



4 – NÃO PEÇA PARA PEGAR NO BEBÊ. Além de você estar trazendo os germes da rua, o que pode preocupar algumas (várias) mães, você corre o risco de ela dizer “não” (com toda a razão) e você ficar sem graça. Também não toque ou beije o bebê, pelo mesmo motivo.



5 – SE a mãe permitir e você for segurar o bebê, lave bem as mãos. Isso a deixará bem mais tranquila!



6- NÃO queira acordar o bebê, e tampouco “esticar” a visita até que ele acorde, o que pode prolongá-la indefinidamente e impacientar a mãe. A prioridade é o conforto do bebê, que deve dormir sossegadamente…



7 – NÃO se preocupe em dar presentes para o bebê. Na visita pós-parto, vale mais levar alguma refeição ou lanche, do que presentes. Mas se isso for muito importante para você, então opte por presentes úteis e se possível, que a mãe vá usar logo!



8- Se estiver doente, NÃO visite. Acho que dispensa explicações!!



9- Pergunte se ela está precisando de alguma coisa. Se não sabe o que fazer numa visita pós-parto, veja então se a mãe está precisando de alguma ajuda com a casa. Lavar uma louça, varrer a sala, ficar de olho no bebê enquanto ela toma um banho gostoso…



10- NÃO julgue! Lembre-se a nova família está em adaptação, se conhecendo ainda… e mesmo que seja tudo muito recente, NÃO interfira na rotina que a família estabeleceu… nem fale sobre a sua experiência sem que alguém tenha te perguntado. Isso é desagradável. Além disso, cada família tem seu modo de agir…Portanto, deixe seus palpites, histórias negativas e qualquer outro tipo de comentário na porta de entrada. Cada casal cuida do seu bebê da forma que bem entendem, e ninguém tem nada a ver com isso!!!



11- Lembre-se…. bebês mamam! E nem toda mãe se sente confortável em dar de mamar na frente dos outros. Antes de ser mãe ela não expunha seus seios para os amigos… porque deveria fazer isso agora??? Talvez seja uma boa hora para encerrar a visita… ou então não se sinta mal, se a mãe se ausentar para dar de mamar.



12 – A visita deve ser CURTA, no máximo 30 minutos, a menos que expressamente a mãe convide você para ficar. Não fique esperando que a mãe te dê o máximo de atenção. Agora ela não está em momento de fazer “social”. Deixe para por o papo e colocar as novidades em dia em outra ocasião. Prolongar a visita irá interferir na rotina da casa e perturbar os cuidados com o bebê.



13 – NUNCA, em hipótese alguma, diga para a mãe dar mamadeira com leite artificial. A mensagem que você passa para ela é que o leite dela é fraco e ela não é capaz de amamentar. Tenha certeza que essa mulher irá nutrir por você um sentimento nada bom pro resto da vida dela. Se quer ajudar, fale para ela procurar ajuda de uma especialista em amamentação, ou para procurar ajuda no banco de leite mais próximo dela.



14 – Se a mulher foi submetida a uma cesárea, está debilitada. Não visite a menos que seja para ajudar nos afazeres domésticos, cuidar da roupa e da comida para que ela possa se recuperar mais rapidamente.



E não esqueçam do maaaaaaaaaaaaaais importante: o pós-parto é um momento de grandes alterações físicas, hormonais, emocionais, sociais. A mulher precisa se sentir bem e descansada para produzir leite adequadamente. Então, DÊ UM TEMPO para ela!! NÃO A ESTRESSE!!

A máxima do pós-parto é: SE NÃO FOR AJUDAR, NÃO ATRAPALHE!!





Um beijo

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. São maravilhosas essas dicas , super completas e bem fácil para os parentes , amigos e colegas entenderem o recado !

    ResponderExcluir