domingo, 23 de fevereiro de 2014

Meu filho não quer comer!

Quem nunca ouviu alguma amiga reclamando: Meu filho não come!
 
Pois então, não sei se sabem mas sou Técnica em Nutrição e hoje falaremos um pouco sobre essa preocupação de 10 entre 10 mamães.
 



1º -  Seja exemplo

A criança quando nasce é um livro em branco, quem vai ensinar à criança o que é bom ou não é você.
Não tem como você querer que seu filho ame frutas e verduras, se você mesma não consome.
A mudança principal começa nos pais, tenha uma alimentação balanceada, se deseja que seu filho tome suco de fruta não tenha você o costume de tomar refrigerante durante as refeições. Se quer que ele coma frutas, não devore na frente dele um pacote de bolachas recheadas. Seu filho será seu reflexo, é natural da criança copiar o que se vê.
 

2º- Distrações

Muitas mamães no desespero de fazer a criança comer faz aviãozinho, canta musiquinha, bota algo pra criança assistir na TV ou distrai com algum brinquedo.
Podem até funcionar na hora, mas perdem rápido seu efeito e você vai ter que exercitar muito a criatividade para criar tantas novas artimanhas. A hora de comer é hora só de comer, prestando atenção aos sabores, texturas, aromas, cores...
Tenha o hábito de sentar à mesa para fazer as refeições com calma, para que possa sentir o sabor de cada alimento.
 

3º - A criança come primeiro com os olhos

Nada de gororobas misturadas. Ofereça as comidinhas em porções pequenas e coloridas, dispostas no prato em porções separadas e divertidas. De preferência, que ele possa comer sozinho, com as mãos até ( não tem problema se sujar)

Deixe que ele descubra as cores, formas, texturas e faça combinações como quiser. Transformar o chato prato-feito em uma refeição lúdica aumenta as chances do pequeno experimentar novidades e aprender sobre o sabor de cada alimento.  

 

4º Não insista demais

Mãe sempre acha que o filho está comendo pouco e acaba forçando o pequeno a comer mais do que ele precisa ou aguenta. A oferta de um volume de alimentos maior do que a capacidade gástrica da criança diminui o prazer de comer do bebê e aumenta a ansiedade dos pais.

5º Use a regra dos 3


Se seu filho está na fase de contrariar, é bem capaz que diga não só por esporte. Drible as negações propondo um trato. Ele terá que provar cada alimento três vezes para ter certeza de que não gosta. São três garfadas: a primeira para descobrir que gosto tem, a segunda para saber se é bom ou ruim, e a terceira para ter certeza.

Você vai se surpreender ao ver como a terceira garfada faz crianças mudarem de opinião! Se ele realmente não gostar, cumpra a sua parte no trato e deixe a comida de lado ao menos por essa refeição. 


6º Substitua alimentos que ele não gosta por outro do mesmo grupo nutricional


Você insiste no brócolis mas o bebê cospe tudo, abre o berreiro e provoca ânsia de vômito? Tente espinafre. Rejeita o feijão? Ofereça a lentilha. Insistir exageradamente em um alimento específico pode diminuir o prazer com o ato de comer, reforçando a falta de apetite.

Também vale mudar o jeito de preparar. Ela não quis espinafre refogado? Ponha as folhas numa torta, na omelete, no sanduíche... Lançar mão de ervas e condimentos como pimenta, páprica e Cury também pode ajudar muito. A idéia não é encobrir o gosto, mas deixá-lo mais interessante.


7º O apetite das crianças também mudam de um dia pro outro


Instabilidade alimentar é normal. Comeu pouco hoje? Compense os nutrientes no dia seguinte. Mas é bom deixar claro: compensar em qualidade, não em quantidade!

8º Imponha limites


Já foi comprovado que a criança nasce com preferência para o sabor doce e resistência ao amargo. Por isso, é normal preferir chocolate a espinafre. O problema está em deixar de ingerir o alimento saudável e abusar da guloseima.

Até um ano de idade, seu bebê possui um estômago mais sensível, que pode ser irritado pelas substâncias presentes nas porcarias, como enlatados e refrigerantes. Isso compromete a digestão e a absorção nos nutrientes. Resista às birras e estabeleça limites, seguindo horários fixos para fazer as refeições e insistindo em uma alimentação nutritiva.


9º Alimento não é castigooo!


Nada de se comer a salada pode comer a sobremesa ou vai ficar sem ver TV se não raspar o prato. Também não invente de fazer o jogo dele, em chantagens do tipo se comer tudo, a mamãe vai ficar feliz e você vai ganhar uma surpresa . A comida não deve ser vinculada a sentimentos nem prêmios.

Dentro do nível de entendimento da criança, ensine por que é realmente importante comer determinados alimentos: a cenoura é boa para a pele e os olhos, o macarrão e o arroz dão energia e o feijão deixa forte...

10º Não ceda as chantagens


Crianças são espertas, seu filho fala que não quer comer jantar e quer uma guloseima. Se você por pena não deixar seu filho dormir de barriga vazia e ceder a manha com certeza ele vai fazer isso todos os dias. Tem que ser firme, não é proibido comer guloseimas mas tem sua hora certa, não pode substituir uma refeição.

11º Cuidado com os lanchinhos


Na hora do almoço ele não quis comer nada, mas uma hora depois estava pedindo pelo lanche e se entupiu de biscoitos. Não deixe! Seja firme: se a criança disse que estava sem fome no almoço, vai ter que esperar até a hora certa do lanche e quando ela chegar, vai ter que se contentar com a quantidade correta, mesmo que a fome seja maior.

Continuou com vontade? Ensine a ela a guardar a barriga para o jantar. Depois de alguns dias, seu filhote vai perceber que não tem jogo e é melhor comer o almoço inteiro para não ficar com vontade depois.


Conclusão


Seja firme, eu sei que é difícil negar algo pra essas coisinhas fofas que temos em casa, mas isso é muito necessário pra saúde das nossas crianças.
Seja criativa, não faça todo dia a mesma refeição, mude o modo de preparo para que a criança não enjoe.
Seja persistente, não aceite um não de primeira. Tente novamente em outra ocasião.

Beijos,

Francine Pires







 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário